Biomecânica

Uma das minhas grandes paixões é a Física Clássica: cinética, cinemática, Leis de Newton...
E isso associado ao movimento temos a BIOMECÂNICA!

Ter a oportunidade de leccionar esses conteúdos é uma das maiores realizações profissionais que tenho alcançado.

E, infelizmente, entre os comentários menos felizes que vou ouvindo dos meus discentes está: "isso (biomecânica/análise do movimento) vai-me servir para quê?!?"...

Enfim, não é fácil incutir nestes futuros colegas o gosto pela matemática, física, mecânica e raciocínio abstrato... o melhor mesmo é demonstrar para que serve, e como a manipulção destas variáveis os poderá tornar melhores profissionais, seja no ensino escolar, desportos colectivos/individuais ou no mercado do Fitness.

As formigas carregam 10 vezes o seu próprio peso, há felinos que atingem 100km/h, as pulgas saltam centenas de vezes o seu próprio peso, as baleias percorrem milhares de quilómetros quase ininterruptamente... e nós humanos somos excelentes a... nada.

Na verdade os humanos parecem ter habilidade para fazer quase tudo. Alguns levantam mais de 200kg acima da cabeça, outros conseguem correr acima dos 40km/h, outros correm durante dias com poucas pausas, outros nadam grandes travessias, outros mergulhar centenas de metros com uma única inspiração...

Apesar dos avançados métodos de treino e das várias horas de treino dos atletas de elite, não temos evoluído em muitos aspectos das nossas competências físicas. Fisiologicamente, os atletas de hoje usam praticamente a mesma quantidade de oxigénio nos seus músculos do que há 40 anos atrás. Não são melhores a tolerar intensidades elevadas de treino, não respiram mais rápido nem o coração bate mais rápido.

O sucesso, hoje mais que nunca, passa por estudar o movimento em toda a sua envolvente!
Hoje usam-se bicicletas aerodinâmicas e ténis absorvem o choque e para qualquer tipo de pavimento, e até vestimos fatos especiais que reduzem vibrações musculares e o atrito.
Manipulamos os nosso corpos durante a corrida e o salto de forma a alcançar mais 1cm, e organizamos os movimentos de modo a aplicar forças de grande magnitude e na direccão correcta, de forma a que um objecto, ou nós mesmos, viaje mais rápido e mais longe.

A mecânica estuda o movimento dos objectos; a biomecânica é o estudo da mecânica em sistemas biológicos.

É inevitável abraçar a matemática!
Não faz sentido treinar um atleta de uma determinada maneira se não entendermos a quantidade de força que tem que ser produzida, em que direcção, em que amplitude e a que velocidade.

Em vez de passar meses a melhorar a sua condição física, posso passar semanas a torná-lo mais eficiente!



Sem comentários:

Enviar um comentário